terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Silêncio. A Leitura. O Estudo.

No último ano lectivo, a Biblioteca Central, levou a cabo uma serie de acções com o propósito de promover, entre os utilizadores, a consciencialização sobre os inconvenientes provocados pelo ruído. Recorremos a estratégias, que passaram pela colocação de cartazes dispostos por todo o edifício, reunimos com o Provedor do Aluno, a fim de o sensibilizarmos para esta questão, separámos o mobiliário, de modo a não potenciar a conversação entre os utilizadores.
Apesar disso, constatamos, que passado este tempo, não se fizeram sentir os efeitos desejados por quem quer trabalhar e estudar em SILÊNCIO nesta Biblioteca.
É necessário, pois, envolver toda a comunidade académica, na certeza de que esta cooperação e esforço conjuntos deve ser continuada, no intento de reduzir/eliminar o ruído.
Neste sentido, apelamos à PARTICIPAÇÃO MASSIVA e renovamos o desafio:
"O que faria para reduzir o ruído nas Bibliotecas da UBI?"

Painéis da Biblioteca Central

2 comentários:

  1. Embora eu seja uma Bibliotecária de «leitura pública», trabalhei cerca de 3 anos numa Biblioteca Universitária. Assim, penso que numa Universidade têm de se definir espaços para o trabalho em grupo e espaços para o estudo em silêncio. Neste pressuposto, a Biblioteca deve ser uma das principais intervenientes na construção efectiva desses dois tipos de espaços. Se isso acontecer, não é preciso lutar pelo silêncio na Biblioteca. Ele acontece com naturalidade.

    Vera Oliveira (DGLB)

    ResponderEliminar
  2. Realmente é importante a construção de espaços diferenciados. No nosso caso, apesar das múltiplas salas de estudo para grupos/individuais, e das várias campanhas de sensibilização que temos realizado,não conseguimos ainda atingir o grau de silêncio desejável,embora tenhamos sentido resultados significativos. Importa salientar a cultura de ruido de que vêm imbuidos os estudantes universitários atualmente, o que dificulta a nossa ação.

    ResponderEliminar