segunda-feira, 24 de junho de 2013

Produção Literária e Cientifica na UBI



 
"Uma análise das 10 virtudes e 5 pecados da Expansão Portuguesa. Um manual rápido, baseado em histórias da nossa História, para os empreendedores, os gestores, os quadros, os estudantes e todos aqueles que pretendam ter uma estratégia e um projecto profissional e inovador num contexto de crise. Mostra como se pode aprender com a ‘Matriz’ de 10 Ingredientes do Sucesso da Expansão e evitar os 5 Erros Estratégicos que foram cometidos – são as Lições das Descobertas".
Tessaleno Devezas

 

 
"O seu trabalho de pesquisa foi um percurso feito de entrevistas, de contactos diretos com a vida e organizado em torno de um caos criativo que lhe permitia sempre descortinar a unidade interna e matricial da arquitetura.
O livro que hoje apresenta é, na aparência, um furacão de perspetivas múltiplas mas que contém este fundo matricial que Miguel Santiago Fernandes vivenciou no estudo e na concretização da sua obra.
O Miguel é um procurador de verdades que sabe que o mais importante está no caminhar, na busca e na demanda. Não é o objetivo final que o move porque ele sabe que todas as histórias, como nos mistérios da vida, são histórias intermináveis.
Colegas, numa pedagogia em busca do desenvolvimento ecologicamente sustentável, trabalhamos juntos nos seminários de formação do ISMAT, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Pintámos, fizemos chi-kung, pan-euritmias, desenho de formas, esculturas de barro, excursões a lugares insólitos, debates sobre a antropologia triádica de Georges Dumézil, sobre o imaginal de Henri Corbin e a transdisciplinaridade de Edgar Morin."
 Prefácio de Jacinto Rodrigues
 
 
“Páginas de uma história recente” poderia também ser o título deste estudo efectuado com as contribuições de 17 investigadores de diversos países. Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso e Cunha, os organizadores deste volume, pretenderam analisar a inquietude, a poesia, a liberdade e o olhar de um grupo de realizadores que começa a filmar no início do século XXI. O resultado é um estudo conjunto sobre uma geração que assume novas preocupações estéticas e modos de filmar disruptivos.
(...)
O livro, organizado a partir da primeira universidade pública a facultar uma licenciatura e mestrado em Cinema, não se dirige apenas à comunidade académica, mas a todos os que se interessam por cinema português e pelos géneros minoritários a que a nova geração se dedica. Porque também existem westerns, ficções científicas e filmes de terror no cinema português, tal como internacionalmente reconhecidos e muitos talentosos cineastas de animação.

O que há de novo no Cinema Português?
Extingue-se uma certa tendência egocêntrica de fazer filmes para si próprio, ininteligíveis ou imperscrutáveis. Saúda-se o interesse do público e sai-se da grande cidade, percebendo-se que fora da área metropolitana de Lisboa fervilham cineclubes, teatros e associações culturais abertos à possibilidade de divulgar filmes nacionais. Renova-se o cinema português. E, com ele, a sua imagem."
Fonte: UBI

Sem comentários:

Enviar um comentário