sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Exposições em outubro na Biblioteca Central


EXPOSIÇÃO "20 DE OUTUBRO: A COVILHÃ EM PUBLICAÇÕES"

A Covilhã teve uma imprensa escrita pujante, entre o final do XIX e o primeiro quartel do XX. O LIDADOR, A COVILHÃ, O REBATE, CORRESPONDENCIA DA COVILHAN, NACIONAL, NOTICIAS DA COVILHÂ, são alguns títulos que temos em exposição na BIBLIOTECA CENTRAL da UBI
 
 
     

  
  EXPOSIÇÃO "DESAFIOS ESTÉTICOS"
 

Decorreu de 7 a 11 de outubro  na Sala de leitura da Biblioteca Central uma exposição de pintura de José Baptista, intitulada "Desafios Estéticos"
 
  
EXPOSIÇÃO "AUTÁRQUICAS EM CARTAZES"
 
Para divulgação do nosso fundo de cartazes, e tendo em conta a proximidade das Eleições Autárquicas, os Serviços de Documentação realizaram uma pequena exposição alusiva às autarquias, que incorpora mensagens informativas e políticas, difundidas por organizações estatais, não governamentais portuguesas no pós 25 de Abril de 1974. Esta forma de propaganda tinha a vantagem em épocas de campanhas eleitorais de ser colocada em diversos espaços públicos, desde paredes de edifícios, muros e até árvores.

Elaborados inicialmente de modo rudimentar, os cartazes políticos evoluíram ao longo do tempo para formas mais sofisticadas de comunicação, através de equipas de marketing, que impuseram novos grafismos e slogans mais atraentes.

Apesar de, aos poucos, ter vindo a ser substituído por outras formas de propaganda, como por exemplo, o audiovisual e as campanhas online, o cartaz politico é, ainda hoje, um meio eficaz de comunicação de rua como é o caso do outdoor.
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário