sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ler sem vírgulas

Na escrita de Saramago, FORMA e CONTEÚDO funcionam como um todo, ou seja: as vírgulas ou a ausência delas e os nomes sem maiúsculas fazem parte do texto literário. sendo por isso, desprovida de fundamento qualquer crítica a uma obra ou a um autor só porque evidencia características agramaticais. 

O próprio Saramago afirmou que “a linguagem é um sistema expressivo com o qual o autor comunica com o leitor”. Não será por acaso que a literatura é um mundo à parte da gramática, que convoca contextos distintos com regras diferentes, que podem não ter em conta pontuações/sinalizações e que dispensam a racionalidade linguística. Fará pouco sentido, exigir a pureza da língua na criação literária, formatada em vírgulas, pontos finais e nomes bíblicos escritos com Maiúsculas.

Quer isto dizer que qualquer significado e sentido que imanem da linguagem literária sejam relativos e indiferentes às regras da sintaxe? Não serão, provavelmente, em todos os casos, até porque ESCREVER desta forma, subvertendo as regras estabelecidas, não é, obviamente, para todos. Saramago é, nesta matéria, um MUNDO à parte.




Sem comentários:

Enviar um comentário