quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sessão de Esclarecimento, hoje, 18 de dezembro de 2013, 12:30h, Auditório da Biblioteca Central


Caros Docentes, Alunos e Funcionários da Universidade da Beira Interior
 
De acordo com as «medidas» previstas no Programa do Sr. Reitor, sufragado pelo Conselho Geral da UBI, estão neste momento a ser realizadas algumas intervenções na Biblioteca da Universidade da Beira Interior (a qual compreende três pólos: Biblioteca Central; Biblioteca da FCSH - Ernesto Cruz; e Biblioteca da FCS). 
Em primeiro lugar, está em processo de elaboração um novo Regulamento  da Biblioteca da UBI. Este é um instrumento indispensável para prosseguir o que já foi feito no sentido de cumprir a primeira medida programática "Elevar a dignidade institucional da Biblioteca". Até esse Regulemanto estar pronto, entram hoje em vigor um conjunto de Regras transitórias no sentido de melhorar o ambiente de todas as Salas de Leitura, em termos de silêncio, conforme múltiplos pedidos que me têm chegado de alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos, bem como de outros usuários. Mas estas Regras, evidentemente, destinam-se não apenas aos Alunos, mas a todos os utilizadores: Docentes, Alunos, Funcionários, Leitores externos e Visitantes.
Por outro lado, a Biblioteca Central está agora a ser objecto de intervenções técnicas nas Salas de Leitura e noutros espaços, no sentido de minimizar o ruído: isolamento dos pés das cadeiras, colocação parcial de alcatifa, mudança de máquinas de fotocopiar, silenciamento de elevadores, ..., e outras que se imporão proximamente. Além disso, amanhã mesmo, dia 17 de Dezembro de 2013, vai já abrir uma Sala de Estudo / Trabalhos em Grupo para os alunos, no espaço da antiga Livraria Bisturi, alargando assim os espaços que já existiam na Biblioteca Central com esta finalidade (gabinetes dos Pisos 1; halls dos Pisos 0, 1, e 2), e antecipando outros espaços que se seguirão (hall do Auditório).
Face ao legítimo desiderato dos Alunos, no seu Comunicado de dia 14 p.p., quando pedem «alternativas adequadas aos estudantes para o seu estudo colectivo», i.e., trabalhos de grupo, tem havido e continuará a haver diálogo com os Presidentes das Faculdades e dos Departamentos, no sentido do seu maior envolvimento na disponibilização de mais espaços de Estudo em Grupo, extra-Biblioteca, permitindo assim diminuir a grande pressão nas Salas de Leitura que, fruto de vários factores, se tem vindo a verificar nos últimos anos. Das medidas supra e deste diálogo, conseguimos já, neste momento, um amplo mapeamento de disponibilidade de espaços, que pode conferir aqui: UBI - Biblioteca - disponibilidade de espaços para trabalhocolectivo / de grupo.
Um dos aspectos a notar é que, no Pólo I, os Alunos passam a poder requisitar Salas de Aulas  para trabalhos de grupo nos tempos em que as mesmas estão desocupadas.
Também a AAUBI, num apreciável gesto de colaboração com o esforço que a  Biblioteca está a fazer, acaba de relembrar,
no mesmo Comunicado, «que na sua Sede existe uma sala de estudo com horário alargado, aberta a toda a comunidade estudantil entre as 11h e as 04h de Segunda a Sexta -Feira
 Estou certo de que, deste modo, conseguiremos alcançar os dois objectivos principais: criar um espaço agradável para ler e investigar, nas Salas de Leitura (e aproveito para convidar todos os meus Colegas Professores , na UBI, a darem o exemplo: «Venham estudar para a Biblioteca! Os nossos alunos muito beneficiarão com a nossa presença!»); e proporcionar aos Alunos ainda mais espaços para trabalho colectivo / em grupo.
Peço muito em especial a todos os Directores de Curso da UBI, em virtude de estarem mais próximos dos Alunos, que ajudem a explicar o sentido e da bondade destas medidas, porque elas visam como principais beneficiários os nossos estimados Alunos. Nós queremos os Alunos na Biblioteca - todos os Alunos!; queremo-los lá, iniciando-se e aprofundando a atitude universitária perante a investigação, o saber e o conhecimento; integrando e fazendo ritos e ritmos de trabalho; descobrindo enfim o imenso prazer da aventura intelectual.
 
Na próxima 4ª-feira, dia 18, pelas 12:30h, no Auditório da Biblioteca Central, haverá uma Sessão de Esclarecimento destes e de outros aspectos relacionados com tal assunto.
 
Sem mais, com votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo para cada um/uma, e a expressão da mais elevada estima pessoal,
 
José Maria Silva Rosa
Professor Bibliotecário

Sem comentários:

Enviar um comentário